Burn Out

 

Desativando sintomas

Acesso Panic na sala limpa:

- Sensação de morte súbita e iminente, sentindo que alguém está tramando pelas minhas costas, que as pessoas estão falando de mim. Sensação de que todo mundo está olhando para mim.

• - Parece que o tempo parou (olho para o relógio "30 vezes em cinco minutos").

• - Sensação de confinamento (dificuldade em respirar, estar em apneia).

• - Sentindo-me atacado pelo barulho, nervosismo, vontade de me trancar na « minha bolha », não ouvindo mais os outros.

• - Sentindo-se atacado pela luz.

• - Precisa andar muito (para aliviar a pressão).

• - Tento não me isolar durante os intervalos. (E, no entanto, estou ansioso para me encontrar com meus colegas de trabalho porque sobre o que terei que conversar com eles?).

• - Consumo excessivo de fumo durante os intervalos (sempre a saideira antes de retornar ao trabalho).

• - Necessidade de grande concentração para que minha mente não "escape" (exaustão mental para fixar minha atenção).

• - Não posso fazer duas coisas ao mesmo tempo.

• - Sensação de inferioridade em relação aos meus colegas de trabalho (não estando à altura, baixa auto-estima).

• - Sensação de não conseguir chegar ao final do horário de trabalho (medo de arriscar descompensação).

• - Bola no estômago, nó intestinal (diarréia frequente).

• - Dificuldade em me manter quando quero urinar.

• - Humor ciclotímico (necessidade de isolamento durante a semana, tendência a ser sociável).

Logo após o trabalho, a caminho de casa

• - Às vezes tremores nervosos fortes.

• - Sensação de ser acelerado e inquieto (difícil me perguntar por um longo tempo).

• - Durma em frações de 4-5 horas, sono muito hipnótico, sensação de não ter dormido bem, membros rígidos ao acordar, mas sono pesado e profundo (não ouço nada), grande sensação de cansaço durante a semana ( muitos problemas para acordar de manhã).

• - Tendência à hipersonia por fração de 4 a 5 horas.

• - Grande falta de ar e apneia do sono. Respiração forte e dificuldade para respirar.

Agosto de 2006, Joseph,

Você tem na sua frente um homem determinado a partir, se não me concede o direito, o direito justificado de alguém que não pode mais assumir seu cargo de trabalho. Tenho pelo menos minha dignidade humana (e você não vai tirar isso de mim).

Seu sistema não combina mais comigo ... esta enorme retificadora ... Eu não aguento mais!

Quanto custa a empresa montar um dia como o desta segunda-feira em julho de 2006, Sr. P? Você vai olhar muito longe com toda a sua parafernália tecnológica quando o problema é tão simples. Mas não tenho nada a esconder!

O objetivo de uma negociação é que ambas as partes saiam por cima.

Não estou pedindo muito, apenas o direito de manter minha dignidade humana ...

Fui sujado e degradado! Mas é "justo" porque meu corpo não aceita mais todas essas restrições; meu corpo e minha integridade exigem que eu me sinta em harmonia comigo mesmo.

Há tantos homens e mulheres nesse ramo que ficam amargurados com o que fazem (mas, se podem suportar, isso é bom para eles).

Eu só tenho a honestidade de vir e dizer na sua frente que estou exausta ...

Sinto vontade de construir outra coisa e de outra forma. Estou procurando por algo que me equilibre, que me leve positivamente e me tranquilize, porque não é mais possível permanecer em um ambiente em completa desarmonia consigo mesmo.

A diferença entre você e eu, Sr. P, é que não aprendi a analisar a "lei" no contexto das práticas de gerenciamento. Mas para mim, de maneira simples e com bom senso, a lei é uma ferramenta de justiça social e paz.

Um homem livre

O que é uma sala limpa:

- São luvas, botas ou sapatos especiais.

- Uma combinação individual e nominativa.

- Um capuz (que permite ver apenas os olhos).

- Temperatura e brilho constantes, verão e inverno (luzes de neon, cuja cor pode variar dependendo dos laboratórios * (de amarelo a branco intermitente).

- Um fluxo laminar usado para purificar o ar, mas que gera um ruído constante e surdo, que faz a voz parecer abafada como no nevoeiro nas montanhas.

- Movimentos e gestos repetitivos, muito rotineiros desenvolvidos milhares de vezes ao dia, o que exige extrema concentração e atenção o tempo todo.

- No entanto, o aspecto rotineiro do trabalho nos encoraja a desenvolver mecanismos de automatismos e a deixar escapar "nossa mente" do sistema opressivo de trabalho, é necessário discutir, trocar com colegas de trabalho para não sentir-se preso nessa bolha criada por esse universo ultra-artificial, opressivo, virtual, mecânico e eletrônico, contra a natureza.

- É difícil imaginar um ambiente de trabalho que seja tão impessoal e antinatural quanto este, e que exija tanto desinteresse quanto a sala limpa.

- Em nosso universo de alta tecnologia, as técnicas de fabricação geralmente mudam com novos equipamentos a cada vez, e nós, operadores, precisamos constantemente nos adaptar treinando em novos procedimentos. Trabalho quase na mesma posição há cerca de dez anos. Por outras palavras, durante dez anos dediquei toda a minha atenção à mesma máquina única, THE STEPPER *, treinando-me nas funções básicas desta máquina e em seus testes preventivos de primeiro e segundo nível. Minha posição de operador de nível 2 é avaliada com um coeficiente de 225 na minha escala de progressão, que tem apenas um último, o 240, que atrai todos os desejos, porque existe apenas um operador por laboratório que tem sua estação de trabalho avaliada nesse coeficiente, o último passo intransitável para alimentar a esperança de se tornar um técnico! STEPPER: É tarde demais para mudar, a mudança me assusta. Teremos que nos reajustar a uma nova estação de trabalho, uma nova rotina e principalmente novos colegas de trabalho! tudo isso no antípoda do universo rotineiro que construí para mim. Serei capaz de suportar isso? Mas, ao mesmo tempo, meu trabalho mecânico no STEPPER é insuportável! Eu só posso fazer isso ...

- As pausas são em horários fixos para uma equipe de 12 horas, são 30 minutos, 40 minutos e 25 minutos, estritamente exato. Temos um relógio interno real, criado até o minuto, durante o turno das 12h00. Cada vez que você entra e sai da fábrica, um tipo de "cronômetro interno e secreto" é acionado para cada pessoa que trabalha neste universo. Um cronômetro que funciona mesmo sem o nosso conhecimento e cujos relógios não controlamos mais.

- O ambiente é muito normativo e regulamentado (existem produtos perigosos). Existem regras para tudo e, às vezes, existem regras mais insidiosas, as de "dizemos".

Foi a partir deste texto que tudo começou desde que foi escrito durante uma das minhas crises. Foi também nessa época que meu diagnóstico foi finalmente feito. Foi também aqui que comecei a fazer o tratamento regularmente. Assim como foi o início da minha psicoterapia, de minhas jornadas repetidas e introspectivas ao meu Brasil, meu país de nascimento, que descobri com outro olhar. E, finalmente, este é o meu encontro com o Candomblé e suas pessoas extraordinárias

Rio Vermelho CP 2102 41950-970 Salvador – Bahia – Brasil +55 (71) 9993 42484 horta.fatumbi.fabi@gmail.com

Este site usa cookies para sua operação e medição de audiência.